A Agência Goiana de Regulação (AGR) aprovou reajuste de 7,02% nas tarifas de serviços de água e esgoto em Goiás. De acordo com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), em comunicado publicado terça-feira (28), o reajuste será aplicada a partir de 1º de abril de 2023.
De acordo com a AGR, os reajustes das tarifas de saneamento básico são regulamentados por leis federal e estadual. Juntas, definem reajustes anuais, que só podem ser aplicados nos períodos intercalados entre revisões tarifárias. Assim, em um ano é feita a revisão e, nos três anos seguintes, os reajustes tarifários.
O reajuste feito neste ano é o primeiro do 2º Ciclo de Revisão da tarifa de serviços de água e esgoto. De acordo com as leis regulamentares, devem ocorrer ainda outros dois reajustes em 2024 e 2025. Em 2026, um novo ciclo deverá ser iniciado.
Nova metodologia de cálculo
Segundo a AGR, foi utilizada uma nova metodologia para chegar ao índice do reajuste. “Além da fórmula de cálculo com índice de inflação de cada componente de custo dos serviços, foi incluído o fator de produtividade, reduzido dos custos gerenciáveis, que reúnem as despesas, menos a taxa de regulação e os impostos não gerenciáveis”, explicou.