O novo Registro Nacional (RG) começou a ser emitido nesta segunda-feira (22) em Anápolis, Goiânia e Alexânia. O documento permite a identificação do cidadão pelo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). De acordo com a delegada titular do Instituto de Identificação, Caroline Paim, o serviço deverá ser expandido para todo estado em 15 dias.

O objetivo da mudança, segundo o Governo Federal, é simplificar a vida do cidadão ao unificar diversos outros documentos, além de coibir fraudes. Além disso, o novo RG também é considerado mais seguro por permitir a checagem de autenticidade por meio de QR Code.

Quem pode solicitar novo RG e onde ir

Inicialmente, somente pessoas que ainda não possuem o RG em Goiás poderão solicitar o novo documento. Confira os locais de emissão:

Para solicitar o novo documento é necessário que o CPF esteja regularizado junto à Receita Federal. Para isso, o nome completo, nome da mãe e data de nascimento do solicitante precisam ser os mesmos descritos na Certidão de Nascimento ou de casamento, separadas ou divorciadas, desde que constem as devidas averbações. Quem não possui ou está com as informações incorretas no CPF, pode recorrer aos canais de atendimento da Receita Federal para resolver sua situação.

Novo documento permite incluir:


Validade do documento

O documento atual é válido até 2032, desta forma não precisa ser trocado de forma imediata. No entanto, Goiás tem até março de 2023 para iniciar as emissões do RG Nacional de quem já possui o documento no estado. O novo RG tem validade de cinco anos para quem tem até 11 anos de idade. Para a faixa etária entre 12 e 59 anos, o documento vale por 10 anos e para maiores de 60, o RG tem validade indeterminada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Enviar mensagem